[RESENHA] Fugitivos - Carlos Barros


A leitura desse livro foi maravilhosa!


Esses personagens... você cria um carinho por eles, tão grande, que a situação de cada um te pega de um jeito tão forte e te comove tanto que dá vontade de tira-los do livro e abraça-los.
Fala sobre 5 garotos: Caio (15 anos), Fernanda (15), Jonas (11), Gabriel (17) e Bianca (5).

Caio é do Rio de Janeiro e depois de uma tragédia, que não posso citar, ele vai parar em BH com a avó... onde conhece Fernanda e Jonas, posteriormente conhecendo Gabriel e Bianca. Então, formam um círculo de proteção e amor entre eles. Onde um ampara o outro em meio a tanta coisa ruim. E sobre essa tragédia, você vai descobrindo ao longo dos primeiros capítulos.
Fernanda e Jonas são irmãos, assim como são Gabriel e Bianca.

Os cinco criam um laço de amizade muito forte, devido à compreensão que um tem pelo outro, ao carinho e aos problemas que enfrentam, tão fortes para cinco "crianças". Esse livro te faz se perguntar porque a vida é dura com quem nem sabe viver ainda... os cinco passam por dificuldades diferentes, com cada um a situação é uma. Mas você não sabe de quem fica com mais dó. Porém, são tão audaciosos, tão valentes para simples crianças, que você fica boquiaberto em inúmeros momentos.
O livro é uma aventura pela vida dos cinco. Você descobre o mundo junto com eles, enfrenta barreiras, acompanha o dia a dia e o comportamento de cada um diante do que vivem.

Aqui, você vai ter que lidar com abandono, catástrofes naturais, (quase?) abuso infantil, espancamento, problemas com drogas, inocência, silenciamento, tráfico infantil, injustiças, ignorância... O livro aborda temas a se pensar muito que são tão cotidianos, mas de uma maneira tão sublime e intensa, numa linguagem tão comum e compreensível...

Eu estou simplesmente maravilhada com como o Carlos conseguiu abrir e fechar esse livro, nessas "poucas" páginas. Eu precisaria de tantas mais... e ninguém leria, porque seria confuso hehehe.

Ainda sobre os personagens... eu amei cada um deles. O Caio é um guerreiro, passou por tanta coisa, precisa tanto de cuidados e ainda assim consegue cuidar. A Bianca é uma menina forte, protetora, corajosa. Jonas, me tirou ALTÍSSIMAS gargalhadas... que molequinho sapeca e amável. Bianca é a coisinha mais doce, fofa e inocente que você vai conhecer, mas tão audaciosa e forte quanto um adulto jamais seria. E por fim Gabriel... um anjo, eu diria. Também tem outros personagens, que você pode amar tanto quanto, mas não quero apresentar eles a quem ler essa resenha. A experiência tem que ser pessoal.

Ficaria horas falando aqui... mas acho que seria melhor abrir o livro e ler pra entender o que senti.
Obrigada por enviar o livro e me proporcionar essa leitura. Obrigada também por me desejar amizades como a amizade dos meninos.

Beijinhos.
Mariana Brando
Panda Vermelho: FANPAGE | PERFIL | CANAL | TWITTER | INSTAGRAM

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Primos Pandas

Este espaço é compartilhado por dois primos apaixonados em livros, jogos, séries - filmes - animes, comida boa e diversão. Gostam muito de desenhar nas horas livres e estudar. Ambos sonham viajar o mundo e compartilhar com as pessoas as boas experiências.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. Sem dúvidas é um ótimo livro brasileiro ❤ não vejo a hora de chegar a hora de lê-lo. Já sou apaixonada pela história e os personagens.
    Parabéns pela resenha, o livro trás tudo isso na bagagem.

    Beijos,Blog Cupcakeland

    ResponderExcluir