[DICA DE LIVRO] O Sentido de um Fim, de Julian Barnes


Primeiramente, queria pedir desculpas por ter sumido na última semana, as coisas andam um pouco corridas devido ao final do ano, mas tudo bem. Inclusive, boas festas a todos nesses últimos dias de dois mil e quinze. Deixando de lado minha tentativa de me redimir, vamos a dica do dia. 

Tony Webster é aposentado e mantém uma relação amistosa com a sua ex-esposa e que ama a filha que tem. Tony leva uma vida simples e pacata, até que uma carta chega as suas mãos. Além de um comunicado de herança, portas para o passado são abertas e, agora, Tony pode perceber que nem sempre podemos confiar em nossas memórias e nos desejos que temos para o futuro.

Estava andando pelo Skoob quando percebi que esse livro não é tão conhecido pelas pessoas como deveria e, confesso, fiquei um pouco surpresa. Julgo esse livro como sendo um daqueles que todo mundo deveria ler e, por este motivo, me senti na obrigação de apresentá-lo a quem ainda não conhece e pedir, para vocês que já conhecem, leiam.

O Tony é um dos personagens mais humanos que já conheci na literatura. É difícil perceber os erros que o personagem comete sem pensar que nós poderíamos estar ali, no lugar dele, cometendo os erros dele. Ver o crescimento do personagem e o desvendar de sua estória é lindo, tocante. 

A estória é singela, simples, mas muito madura. O sentido de um fim questiona o leitor. Exige que ele pare para refletir sobre sua vida, seu passado, seus relacionamentos e suas decisões. A leitura é rápida, fluída, mas não por isso é menos intensa. Arrisco-me a dizer que é mais. Uma análise real sobre a vida e a tentativa constate de compreender o mundo.

Não sei expressar o suficiente o quanto amo esse livro, você que já algo que amou e depois teve que indicá-lo a alguém, me entende. É difícil transmitir em palavras para vocês o que esse livro significou para mim, acredito que li no momento exato para retirar tudo que o Barnes tinha a intensão de transmitir. Se eu puder pedir algo a vocês, peço que leiam o livro e lembrem-se da síntese: "O que você acaba lembrando nem sempre é o que você viu."! 


Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Primos Pandas

Este espaço é compartilhado por dois primos apaixonados em livros, jogos, séries - filmes - animes, comida boa e diversão. Gostam muito de desenhar nas horas livres e estudar. Ambos sonham viajar o mundo e compartilhar com as pessoas as boas experiências.

0 comentários:

Postar um comentário