[RESENHA] Maze Runner - Ordem de Extermínio - James Dashner



 E ai galera, belezinha? Eu sou o Lucas e essa é minha primeira resenha, então peguem leve comigo, hahaha. Faz um tempinho também que li, então qualquer coisa que esteja errado me desculpem e me corrijam. Bom, esse é o ultimo livro da saga Maze Runner, entretanto não é necessário ler os três primeiros livros para lê-lo.

     Apesar de se passar no mesmo universo que os três primeiros livros, a história se passa há 13 anos antes do primeiro livro, e mesmo não sendo os mesmos personagens contém algumas memórias sobre Thomas no início do livro. (Para quem não sabe, Thomas é o personagem principal dos três primeiros livros).

     Bom, a história é contada do ponto de vista de Mark, um jovem que sobreviveu junto de sua melhor amiga Trina, de uma grande explosão solar que assolou a Terra. Ambos tentam sobreviver a catástrofe e são ajudados por Alec e Lana que são ex-militares buscando por abrigo e respostas sobre o acontecimento.

     Bem no início, Mark conta como é difícil a nova vida em um vilarejo improvisado e de como a vida mudou depois da catástrofe, e pra piorar, o vilarejo é atacado por um Berg (uma espécie de nave), que no início se pensava que viera ajuda com recursos, no entanto, no lugar de receber os recursos a vila é atacada por homens com roupas de proteção biológica com uma espécie de dardo com veneno, atingindo a maioria da pequena população. Mark e Alec pensam rápido e revidam o ataque com armas de fogo e planejam invadir o Berg para cessar o ataque e saber o motivo do ataque. 

     Não vou dar muito mais detalhes sobre esse episódio do Berg para não dar spoiler, mas o que posso dizer para não ficar vago é que eles voltam depois de alguns dias, após a invasão do Berg e quando veem o vilarejo, percebem que nada melhorou após o ataque: cheiro de podridão, pessoas empilhadas mortas, e as ruelas vazias com pessoas observando das janelas de suas casas de madeira e barro, com medo de sair para fora.

     Após a chegada no vilarejo Alec e Mark vão direto para a casa central, uma espécie de central de comandos, esperando encontrar Trina e Lana para receber respostas do acontecimento. Lana conta o que aconteceu falando que nos dardos continham um tipo de vírus que matam as pessoas com o contato direto, e pessoas que tiveram contato com as pessoas atingidas pelos dardos adoeceram e morreram logo em seguida, exceto Darnell, um amigo de Sapo e Sombria que adoeceu mas não morreu, mais ficou paranoico. Segundo Lana, o vírus pode ter sofrido mutação e por isso do amigo deles não ter morrido rápido igual aos outros moradores do vilarejo. E que possivelmente todos ali poderiam estar contaminados com o vírus já que estavam no dia do ataque ajudando os feridos.

     A partir desses conhecimentos, tanto da invasão do Berg e os dados coletados pela Lana, eles formam um grupo de seis pessoas: Mark, Trina, Alec, Lana, Sapo e Sombria (me corrijam se eu estiver errado). Esse grupo é comandado por Alec e tem como principal objetivo chegar à base "militar" de onde possivelmente o Berg veio, para buscar respostas do motivo do ataque e uma possível cura. Bom, apartir daqui vocês terão que ler para descobrir mais sobre a história, não se preocupe pois o que foi dito ate o momento acontece no começo do livro e não é spoiler. (Eu acho hahaha :D).

     O mais legal que acontece é que, conforme você vai lendo o livro e conforme vai contando a história atual, volta também ao passado sempre que Mark dorme. Ele tem uns sonhos que para ele não passam de pesadelos traumáticos do passado, e nessas partes, dos sonhos, é que você fica sabendo de tudo o que aconteceu do passado deles, desde a explosão solar até o momento atual do livro.

     Com base em todos os livros que li da saga Maze Runner posso dizer que ele é tão bom quanto a história principal de Thomas, e ainda por cima você vai ficando cada vez mais curioso para saber o que vai acontecendo com o desenrolar da história. Querendo saber tanto como Mark passa pelos desafios em busca de respostas, quanto a história do passado dele, tanto é que você fica torcendo pra ele dormir logo para saber mais sobre como tudo aconteceu. Bom, pelo menos comigo foi assim. hahahaha!

     E para não esquecer, para quem quer ler esse livro por curiosidade de saber como tudo aconteceu, desde a explosão solar até a origem do furgor, super recomendo. Além da história de Mark ser muito boa, o final na minha humilde opinião é a melhor de toda a saga.



     O escritor James Dashner junto com a editora V&R está de parabéns por nos trazer essa história e pela edição de Maze Runner. Não só pela capa, que quando vi já queria muito ler hahahaha, a edição do box de Maze Runner é muito linda e vem com a saga toda mais o livro Arquivos para complementar a curiosidade dos leitores. Tirando que também veio um mini-poster do primeiro filme. Então eu dou 5 estrelas para esse livro.

     E se você gostou da resenha e ficou com uma vontadezinha de ler, comente, compartilhe e de sugestões, que mais para frente irei postar a resenha dos três primeiros livros. Espero que tenham gostado. :)

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Primos Pandas

Este espaço é compartilhado por dois primos apaixonados em livros, jogos, séries - filmes - animes, comida boa e diversão. Gostam muito de desenhar nas horas livres e estudar. Ambos sonham viajar o mundo e compartilhar com as pessoas as boas experiências.

0 comentários:

Postar um comentário